VITÓRIA STONE FAIR 2013 - A FEIRA

Pedras exóticas são as estrelas da Stone Fair
São 400 expositores mostrando as belezas e as possibilidades do setor de rochas.

Foto: Divulgação

Divulgação

Feira trará as variedades de utilização de mármores, granitos, quartzitos, ardósias; além de máquinas de última geração

Muito coloridas e com desenhos, os mais diversos, as chamadas pedras exóticas, consideradas obras-primas da natureza, são as estrelas que chamam a atenção dos visitantes nos estandes das empresas que vão participar da Vitória Stone Fair, a partir da próxima terça-feira, dia 26. Por conta da grande diversidade de materiais apresentados, a Stone Fair está entre as três principais feiras do mundo no setor.

O evento será realizado no Centro de Eventos de Carapina, em Serra, nesta semana, até sexta-feira. São mais de 400 expositores reunidos em mais de 35 mil metros quadrados. Os expositores são empresas nacionais e internacionais de extração e beneficiamento de mármores, granitos, quartzitos, ardósias, de insumos, máquinas, equipamentos, marmorarias, serrarias, entidades empresariais e também de tecnologia para o setor. 

Nos quatro dias do evento são esperados 25 mil visitantes de 66 países, incluindo empresários, distribuidores e atacadistas do Brasil além de compradores internacionais. De acordo com a organizadora da feira, Cecília Milanez, o evento é um cartão de visita para quer conhecer melhor o setor.

Mercados

O Espírito Santo é destaque no segmento de rochas ornamentais no mercado interno e externo. Os tampos de mesa comercializados nas lojas das Casas Bahia, em todo o país, são fornecidos pela Z&Z Comércio de Pedras, de Venda Nova do Imigrantes. São 20 mil peças feitas do granito Ocre Itabira, extraído na região, informa o proprietário Elder Zavarize.

Já tampos das mesas vendidas nas lojas da Ricardo Eletro são fornecidos por uma empresa mineira que compra as pedras no Espírito Santo. A maior indústria de pias de granitos da América latina é a LG Granitos, de Cachoeiro de Itapemirim. A diretora Comercial, Lediane Coutinho, informa que a produção mensal de 15 mil pias é toda vendida no mercado interno.

No estande da Brasigran/Corcovado, o destaque será a coleção arcobaleno, uma linha de granitos exóticos cromatizados. A Santo Antônio Granitos, terá no estande dois lançamentos extra exóticos. A Mag- Ban, que levará para a feira vários produtos e aposta no quartzito Straus. 

Sebrae

No estande do Sebrae estarão 19 expositores. Um desses expositores, a artesã Marisa Martins, do atelier Arte em Pedras, vai apresentar peças para decoração de ambientes feitos em mármore e granito.

A BMC, que representa os equipamentos da Hyundai, terá em seu estande de 800 metros quadrados carregadeiras e escavadeiras, equipamentos voltados para extração e movimentação de blocos de pedras ornamentais. A distribuidora de equipamentos, a MTEQ, também estará na feira.

Programação

Evento
A 35ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair) será realizada no Carapina Centro de Eventos, Serra, de 28 de fevereiro a 1 de março

Abertura
A solenidade de abertura da feira está programada para esta terça-feira, às 17h. O governador Renato Casagrande confirmou presença

Expositores
O evento reunirá mais de 400 expositores. Empresas do Espírito Santo, da maioria dos Estados brasileiros e de outros países estarão mostrando as novidades ao setor

Exóticas
As pedras exóticas, principalmente os granitos coloridos e com desenhos diferenciados, são os trunfos que as empresas utilizarão para atrair a atenção dos visitantes

Debates
Da programação técnica da feira constam palestras, seminários, oficinas técnicas, encontro de negócios e debates. Os eventos serão realizados nos auditórios montados no espaço da feira

Destaque
O Espírito Santo é o maior exportador brasileiro de rochas ornamentais. Em Cachoeiro de Itapemirim concentra-se o maior número de empresas do setor, principalmente as de acabamento de rochas

Crescimento
Em janeiro deste ano as exportações de rochas ornamentais do Espírito Santo registraram crescimento de 21%. As exportações do mês superaram a cifra de US$ 51 milhões.

Fonte: Rita Bridi  rbridi [at] redegazeta.com.br

 
 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910