I Semana acadêmica de recepção aos calouros do semestre 2016/1

Nos dias 1, 2, 3, 4 e 7 de março foi realizada a I Semana de Recepção dos Calouros 2016/1 do curso de Gemologia. Sua organização ficou por conta dos Representantes Estudantis Marcus Dutra e Maria Carolina Bento, em parceria com alguns Alunos, Bacharéis em Gemolgoia, Professores, Departamento e Colegiado.

Foram desenvolvidas várias atividades, dentre elas: atividades artísticas, workshops de design, bate papo de bacharéis em gemologia contando as experiências adquiridas enquanto alunos, relato da vida acadêmica no projeto ciências sem fronteiras, palestras sobre todas as sub áreas do curso (Design, Lapidação, Gemologia geociências, Ourivesaria, Mercado, Comércio) possibilitando informações acadêmicas e as perspectivas do curso. A intenção dos Representantes Estudantis é que este evento seja realizado nos próximos semestres, sempre com o apoio de todos, de forma a possibilitar o fortalecimento do curso, seu crescimento internamente, buscando sua visibilidade ao público externo. Da mesma forma, desenvolver projeto de exposição artística da Gemologia, consistindo reunir trabalhos desenvolvidos dos alunos das diversas áreas do curso.

Adicionalmente, foi realizado o trote solidário em parceria com os alunos do 3º período e outros recolhendo doações de alimentos para serem levadas a instituição Fundação Itaka - Escolápios - Brasil: Centro Social São José de Calasanz - Serra, com objetivo de atividades dinâmicas voltadas para o curso de Gemologia, envolvendo as crianças e adolescentes do local. No dia 14 de março aconteceu oficina de demonstração das normas do Sistema Integrado de Bibliotecas e o uso do catálogo destinado às pesquisas, em que os calouros puderam conhecer os procedimentos da Biblioteca da UFES, para aprimorar o aprendizado em suas pesquisas para estudos e trabalhos acadêmicos.