Congresso internacional de gemas e jóias

Evento: ICA Congress Brazil
Local: Hotel Sofitel – Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Cerca de 350 empresários dos maiores centros de mineração, produção e comércio de gemas e pedras preciosas do mundo estão participando do ICA Congress Brazil, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pela Associação Internacional de Gemas Coloridas (ICA), no Rio de Janeiro. O congresso, realizado a cada dois anos, vai até a próxima quarta-feira (4), com o tema “Ética na Mineração e Comércio Justo”.  A iniciativa conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Sebrae e dos Sistemas Firjan e Fecomércio-RJ.

O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, foi um dos palestrantes da abertura e destacou a importância do setor de gemas e joias para a economia brasileira. “É um segmento que contribui para o desenvolvimento do país em vários estados e, por isso, tem grande relevância para a Agência e também para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior”, ressaltou. A atividade gera 350 mil empregos diretos, fatura cerca de US$ 7 bilhões ao ano e reúne mais de 15 mil empresas, segundo dados do IBGM.

Sítio do evento